arlindoautomoveiscg@gmail.com

ampliar

A Volvo Cars está lançando neste mês no Brasil a linha 2017 do utilitário esportivo XC60, o modelo mais vendido da marca no País. Desta vez a novidade fica por conta do motor a diesel, que marca a estreia da montadora no segmento diesel no mercado brasileiro. Chega em duas versões de acabamento - Kinetic e Momentum – pelos preços sugeridos R$ 199.950 e R$ 224.950, respectivamente.

Equipado com motor 2.4 na configuração D5, turbodiesel e cinco cilindros, o propulsor entrega 220 hp de potência e traz como atributo a economia de combustível: o Inmetro classificou o XC60 D5 com a melhor pontuação possível (A) no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular em termos de consumo. Com um tanque de 70 litros, o modelo pode atingir 868 quilômetros de autonomia.

O XC60 diesel traz sistema de tração integral AWD com diferencial central de acoplamento viscoso. No caso de perda de aderência, por exemplo, o torque enviado às rodas varia de acordo com a necessidade, mantendo a dirigibilidade de referência do modelo. O utilitário é equipado com transmissão automática Geartronic de seis velocidades e paddle shift na coluna de direção.

No interior, o utilitário esbanja a característica luxo: banco dianteiro elétrico com memória para o motorista, ar-condicionado digital de duas zonas com sistema de controle de qualidade do ar multiativo, função start-stop, espelhos retrovisores elétricos retráteis com desembaçador e memória, faróis de xênon com acendimento automático e controle direcional ativo, luzes sinalizadoras dianteiras de LED, piloto automático, freio de estacionamento elétrico e rodas de alumínio de 18 polegadas são alguns dos equipamentos de série. Na versão Momentum, acrescenta-se banco com regulagem elétrica também para o passageiro, painel de instrumentos digital de 8” com três modos de tela, teto solar elétrico, câmera traseira de estacionamento, além de suporte lombar com regulagem elétrica do assento dianteiro e sistema de navegação por GPS com mapas 3D e informações de tráfego em tempo real. Ambas as versões têm o sistema de entretenimento com display central com tela de 7 polegadas e DVD player, com áudio reproduzido em 8 alto-falantes.

Nos itens de segurança, fortemente presentes na gama Volvo, o XC60 oferece de série o City Safety, sistema de assistência para evitar ou reduzir colisões com o veículo da frente em velocidades reduzidas: ao detectar a falta de reação do motorista a uma possível colisão, o sistema aciona imediatamente os freios até a parada total do veículo. Com seis airbags, traz controle avançado de estabilidade (ASC), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), monitoramento de pressão dos pneus e sistemas de proteção contra lesões na coluna cervical e de impactos laterais, além de Isofix para fixação de cadeiras infantis e assentos para crianças. 

Adicionalmente, o utilitário esportivo traz ainda o Volvo On Call, serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. O sistema dispõe de um aplicativo para smartphone e smartwatch que conecta o motorista a seu veículo. Entre os recursos, indicação da necessidade de manutenção de alguns itens e acesso a dados do computador de bordo. O sistema é integrado ao Sensus Connect, solução de entretenimento e conectividade, com serviços de streaming de música, rádio e podcasts online, navegação e serviços, como a busca por pontos de interesse, postos de gasolina e estacionamento, entre outros.

 

Mais fotos
Clique na foto para ampliar