arlindoautomoveiscg@gmail.com

ampliar

O Hyundai HB20 começou o ano confirmando a vice-liderança de vendas no mercado nacional, com quase 9 mil emplacamentos. O hatch ainda aparece atrás do Chevrolet Onix, mas coloca o Fiat Palio na terceira posição neste início de 2016. A lista dos mais vendidos no Brasil mostra também que em pouco mais de um ano o VW Gol caiu da liderança de mercado para o décimo lugar.

A aceitação do HB20 é confirmada na lista de vendas diretas (para pessoas físicas), em que o carrinho fabricado em Piracicaba (SP) aparece em primeiro lugar, à frente de Palio, Uno, Gol, Voyage e Onix. O Jeep Renegade também fez bonito em janeiro, com quase 5 mil unidades lacradas, o que lhe rendeu o quinto lugar na lista geral de emplacamentos e a liderança entre os utilitários esportivos. Os números foram divulgados pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários. 

O pequeno Jeep fabricado em Goiana (PE) já vinha superando o Honda HR-V no fim de 2015, mas este conseguiu fechar o ano à frente do segmento. O HR-V surge agora em segundo lugar, mas com uma boa vantagem de 2,5 mil carros sobre o veterano EcoSport. O Ford havia terminado 2015 em quarto lugar, com 464 unidades a menos que o Renault Duster. Já em janeiro o EcoSport registrou 1,8 mil unidades e vantagem de 561 emplacamentos sobre o Renault. 

A batalha entre os sedãs pequenos tem Chevrolet Prisma, Hyundai HB20S e Fiat Siena, repetindo assim as três marcas do ranking geral de automóveis mais vendidos em janeiro. O Toyota Etios começou o ano bem, em quinto lugar, embora não tenha opção 1.0 como os quatro primeiros colocados. Surpreende também a sexta posição do Chevrolet Classic, derivado de um modelo lançado há 20 anos. 

A lista dos sedãs médios mostra o Toyota Corolla disparado à frente do vice-líder Civic, com vantagem de 2,7 mil unidades. Isso ocorre porque o Honda mudará de linha este ano. O Chevrolet Cruze padece do mesmo mal, já que uma nova geração chegará até o fim de 2016. O Cruze terminou 2015 na quarta colocação, mas começa no oitavo posto. 

Entre as picapes médias chama a atenção o primeiro lugar da Toyota Hilux, à frente da veterana S10. Se consolidar essa posição durante 2016, a Toyota estará roubando um trono ocupado pela caminhonete Chevrolet por 20 anos. A S10 fechou 2015 com 33,3 mil emplacamentos, apenas 430 a mais que a Hilux. A picape de marca japonesa inicia o ano com um projeto mais recente, lançado em novembro.

 

Mais fotos
Clique na foto para ampliar